Romanos 4
Bíblia Bereia

Abraão Justificado pela Fé
(Gênesis 15:1–7; Salmos 32:1–11; Hebreus 11:8–19)

1Que diremos, pois, que Abraão, nosso antepassado segundo a carne, conseguiu? 2Se Abraão foi de fato justificado por obras, ele tinha do que se vangloriar, mas não diante de Deus. 3Pois o que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.

4Agora, o salário do trabalhador não é creditado como um presente, mas como uma dívida. 5Contudo, àquele que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé é creditada como justiça. 6E Davi também proclama sobre as bênçãos ao homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras:

7Benditos são aqueles cujas iniquidades são perdoadas,

cujos pecados são cobertos.

8Bendito é o homem

cujo pecado o Senhor jamais imputará contra ele.

9Esta bênção é apenas para os circuncisos, ou também para os incircuncisos? Estamos dizendo que a fé de Abraão lhe foi creditada como justiça. 10Como foi ela creditada? Foi após sua circuncisão ou antes? Não foi após, mas antes.

11Ele recebeu o sinal da circuncisão como um selo da justiça que teve pela fé, quando ainda era incircunciso. Assim, ele é o pai de todos os que creem, mesmo que não sejam circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles. 12Ele é também o pai da circuncisão, dos que não apenas são circuncidados, mas que também andam nos passos da fé que nosso pai Abraão teve antes de ser circuncidado.

Abraão Recebe a Promessa
(Gênesis 15:8–21)

13Pois a promessa dada a Abraão e à sua descendência, de que eles seriam herdeiros do mundo, não foi dada por meio da lei, mas pela justiça que vem pela fé. 14Pois se os que vivem pela lei são herdeiros, anula-se a fé e a promessa é inativa, 15pois a lei traz ira. Onde não há lei, não há transgressão.

16Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja baseada na graça e garantida a toda a descendência de Abraão—não apenas aos que são da lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós. 17Como está escrito: Eu o fiz pai de muitas nações. Ele é nosso pai na presença de Deus, em quem ele acreditou, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência o que ainda não existe.

18Contra toda esperança, Abraão, teve esperança, creu e assim se tornou pai de muitas nações, assim como lhe foi dito: Assim será a sua descendência. 19Sem enfraquecer na fé, ele reconheceu a incapacidade de seu corpo, já que tinha cerca de cem anos, e a esterilidade do ventre de Sara. 20Contudo, ele não vacilou por incredulidade na promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, 21estando plenamente convencido de que Deus era capaz de cumprir o que havia prometido. 22Assim, isso também foi creditado a ele como justiça.

23Ora, as palavras isso lhe foi creditado não foram escritas apenas para Abraão, 24mas também para nós, a quem a justiça será creditada—para nós que cremos naquele que ressuscitou Jesus, nosso Senhor, dentre os mortos. 25Ele foi entregue à morte por nossas transgressões e ressuscitou para nossa justificação.



3 Gênesis 15:6
8 Salmo 32:1–2
10 Literalmente: Como então foi considerado — estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
17 Gênesis 17:5
18 Gênesis 15:5
22 Gênesis 15:6


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Romans 3
Top of Page
Top of Page