Atos 8
Bíblia Bereia

Saulo Persegue a Igreja

1E Saulo estava lá, aprovando a morte de Estêvão.

Naquele dia, se iniciou uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém, e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos por toda a Judeia e Samaria. 2Homens tementes a Deus sepultaram Estêvão e lamentaram profundamente por ele. 3Mas Saulo queria destruir a igreja. Indo de casa em casa, ele arrastava homens e mulheres e os colocava na prisão.

Filipe em Samaria

4Aqueles que haviam sido dispersos proclamavam as boas-novas da palavra por onde quer que fossem. 5Filipe desceu a uma cidade de Samaria e anunciava o Cristo a eles. 6As multidões, de comum acordo, prestaram muita atenção ouvindo a mensagem de Filipe e vendo os sinais que ele realizava. 7Com gritos altos, espíritos impuros saíram de muitos que estavam possuídos, e muitos dos paralisados e mancos foram curados. 8E houve grande alegria naquela cidade.

Simão, o Feiticeiro
(Deuteronômio 18:9–14)

9Havia um homem chamado Simão, que anteriormente praticava feitiçaria naquela cidade e impressionava o povo de Samaria. Ele afirmava ser alguém importante, 10e todas as pessoas, do menor ao maior, ouviram suas palavras e disseram: Este homem é o que é chamado o Grande Poder de Deus. 11Eles prestavam muita atenção a ele porque por muito tempo ele os havia assombrado com sua feitiçaria.

12Mas quando creram em Filipe, que pregava o evangelho do reino de Deus e o nome de Jesus Cristo, estavam sendo batizados, tanto homens como mulheres. 13Até o próprio Simão acreditou e foi batizado. Ele seguia Filipe de perto e ficava maravilhado com os grandes sinais e milagres que observava.

14Quando os apóstolos em Jerusalém ouviram que Samaria havia recebido a palavra de Deus, enviaram Pedro e João até eles. 15Ao chegarem, oraram para que recebessem o Espírito Santo, 16pois o Espírito Santo ainda não havia descido sobre nenhum deles; eles tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. 17Então Pedro e João impuseram as mãos sobre eles, e eles receberam o Espírito Santo.

18Quando Simão viu que o Espírito era concedido pela imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro. 19Dá-me também este poder, ele disse, para que todos sobre quem eu impuser as mãos recebam o Espírito Santo.

20Mas Pedro respondeu: Que o seu dinheiro seja destruído com você, porque você pensou que poderia adquirir o dom de Deus com dinheiro! 21Você não tem parte nem direito em nosso ministério, porque seu coração não está reto diante de Deus. 22Arrependa-se, portanto, de sua maldade e ore ao Senhor. Talvez Ele o perdoe pela intenção do seu coração. 23Pois vejo que você está cheio de amargura e preso à injustiça.

24Então Simão respondeu: Orem ao Senhor por mim, para que nada do que vocês disseram aconteça comigo.

25E depois que Pedro e João testemunharam e falaram a palavra do Senhor, eles voltaram para Jerusalém, proclamando o evangelho em muitas das aldeias dos samaritanos.

Filipe e o Etíope
(Isaías 53:1–8)

26Um anjo do Senhor disse a Filipe: Levante-se e vá para o sul, para a estrada que desce de Jerusalém a Gaza; esta se acha deserta. 27Então ele partiu, e no caminho encontrou um eunuco etíope, um oficial da corte encarregado de todo o tesouro de Candace, rainha dos etíopes. Ele tinha ido a Jerusalém para adorar, 28e ao voltar estava sentado em sua carruagem lendo o profeta Isaías.

29O Espírito disse a Filipe: Vá até aquela carruagem e fique perto dela.

30Então Filipe correu até lá e ouviu o homem lendo o profeta Isaías. Você entende o que está lendo? perguntou Filipe.

31Como posso, ele disse, a menos que alguém me guie? E ele convidou Filipe para subir e sentar-se com ele.

32O eunuco estava lendo esta passagem das Escrituras:

Ele foi levado como uma ovelha ao matadouro,

e como um cordeiro diante do tosquiador fica em silêncio,

assim Ele não abriu a boca.

33Na Sua humilhação, Ele foi privado de justiça.

Quem pode relatar a sua geração?

Porque a sua vida é tirada da terra.

34Diga-me, pediu o eunuco, sobre quem o profeta está falando, sobre ele mesmo ou sobre outra pessoa?

35Então Filipe começou com esta mesma Escritura e lhe anunciou as boas-novas sobre Jesus.

36Enquanto viajavam pela estrada e chegaram a um lugar com água, o eunuco disse: Olhe, aqui está água! O que impede que eu seja batizado? 37E Filipe disse: Se você crê de todo o seu coração, você pode. O eunuco respondeu: Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38E ele ordenou que parassem a carruagem. Então, Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou.

39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe, e o eunuco não o viu mais, mas seguiu seu caminho, cheio de alegria. 40Mas Filipe se achou em Azoto e, passando por aquela região, continuou proclamando o evangelho em todas as cidades até chegar a Cesareia.



27 Grego Candaque
33 Isaías 53:7–8
37 TR inclui o verso 37


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Acts 7
Top of Page
Top of Page