Lucas 19
Bíblia Bereia

Jesus e Zaqueu
(Números 5:5–10)

1Então Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade. 2E havia um homem chamado Zaqueu, um chefe dos cobradores de impostos, que era muito rico. 3Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia enxergar por cima da multidão porque era de pequena estatura. 4Então ele correu adiante e subiu em um sicômoro para vê-Lo, pois Jesus estava prestes a passar por ali.

5Quando Jesus chegou àquele lugar, Ele olhou para cima e disse: Zaqueu, desce depressa, pois hoje preciso ficar em sua casa.

6Então Zaqueu desceu depressa e O recebeu com alegria. 7E todos os que viram isso começaram a resmungar, dizendo: Ele foi se hospedar com um homem pecador!

8Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou restituir quatro vezes mais.

9Jesus disse a ele: Hoje a salvação chegou a esta casa, porque este homem também é um filho de Abraão. 10Pois o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido.

A Parábola das Dez Minas
(Mateus 25:14–30)

11Enquanto o povo ouvia isso, Jesus prosseguiu para lhes contar uma parábola, porque Ele estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o reino de Deus apareceria imediatamente. 12Então Ele disse: Um homem de nascimento nobre foi a um país distante para tomar posse de um reino e depois retornar. 13E tendo chamado dez de seus servos, ele lhes deu dez minas. Negociem com isto até que eu volte, ele disse.

14Mas os seus concidadãos o odiavam e enviaram uma delegação atrás dele para dizer: Não queremos que este homem reine sobre nós.

15Quando ele voltou após receber seu reino, ordenou que aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para serem chamados à sua presença, a fim de saber quanto tinham lucrado em seus negócios.

16O primeiro servo apresentou-se e disse: Mestre, a sua mina rendeu mais dez minas.

17Seu senhor respondeu: Muito bem, bom servo! Porque você foi fiel no pouco, terá autoridade sobre dez cidades.

18O segundo servo veio e disse: Mestre, a sua mina rendeu cinco minas.

19E a este ele disse: Você terá autoridade sobre cinco cidades.

20Então outro servo veio e disse: Mestre, aqui está a sua mina, que eu guardei em um pedaço de pano. 21Pois eu tive medo de você, porque é um homem rigoroso. Você retira o que não depositou e colhe o que não semeou.

22Seu senhor respondeu: Servo mau, eu o julgarei por suas próprias palavras. Então você sabia que sou um homem rigoroso, retirando o que não depositei e colhendo o que não semeei? 23Por que então você não depositou meu dinheiro no banco, e ao voltar eu poderia tê-lo recolhido com juros?

24Em seguida, ele disse aos que estavam por perto: Tirem a mina dele e deem para aquele que tem dez minas.

25Mestre, disseram eles, ele já tem dez!

26Ele respondeu: Eu lhes digo que ao que tem, mais será dado; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 27E esses inimigos meus que não quiseram que eu reinasse sobre eles, tragam-nos aqui e os matem na minha presença.

A Entrada Triunfal
(Zacarias 9:9–13; Mateus 21:1–11; Marcos 11:1–11; João 12:12–19)

28Depois de dizer isso, Jesus foi adiante, subindo para Jerusalém.

29Ao se aproximar de Betfagé e Betânia, junto ao Monte das Oliveiras, Ele enviou dois de Seus discípulos, 30dizendo: Vão até a aldeia adiante de vocês e, ao entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-o e o tragam aqui. 31Se alguém perguntar: Por que você está desamarrando o jumentinho?, diga-lhe: O Senhor precisa dele.

32Assim, os que foram enviados saíram e encontraram tudo exatamente como Jesus lhes havia dito. 33Enquanto desamarravam o jumentinho, seus donos perguntaram: Por que estão desamarrando o jumentinho?

34O Senhor precisa dele, eles responderam. 35Então trouxeram o jumentinho a Jesus, colocaram seus mantos sobre ele e puseram Jesus em cima.

36Enquanto Ele avançava, as pessoas estendiam seus mantos na estrada. 37E, ao se aproximar da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão de discípulos começou a louvar a Deus alegremente em alta voz por todos os milagres que tinham visto, 38dizendo:

Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor!

Paz no céu e glória nas alturas!

39Mas alguns dos fariseus na multidão disseram a Ele: Mestre, repreenda Seus discípulos!

40Eu lhes digo, Ele respondeu, se eles ficarem em silêncio, as próprias pedras clamarão.

Jesus Chora sobre Jerusalém
(Isaías 29:1–16)

41Ao aproximar-se de Jerusalém e ver a cidade, Jesus chorou por ela, 42dizendo: Se ao menos você soubesse neste dia, o que lhe traria paz! Mas isto agora está oculto aos seus olhos. 43Porque virão dias sobre ti em que os teus inimigos te cercarão com barricadas e te rodearão e te apertarão de todos os lados. 44Eles arrasarão você ao chão e as crianças dentro de seus muros. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo da sua visitação de Deus.

Jesus Purifica o Templo
(Mateus 21:12–17; Marcos 11:15–19; João 2:12–25)

45Então Jesus entrou no pátio do templo e começou a expulsar os que estavam vendendo ali. 46Ele declarou a eles: Está escrito: Minha casa será uma casa de oração. Mas vocês a transformaram em um covil de ladrões.

47Jesus ensinava no templo todos os dias, mas os principais sacerdotes, escribas e líderes do povo estavam determinados a matá-Lo. 48No entanto, não conseguiram encontrar uma maneira de fazer isso, porque todas as pessoas estavam ouvindo atentamente às Suas palavras.



13 Ou seja, ele deu a cada servo uma mina. Uma mina era muito provavelmente uma moeda de prata que valia cem dracmas, ou seja, cerca de cem dias de salário.
20 Grego soudarió
38 Salmo 118:26
38 Veja Salmo 148:1.
44 Literalmente: sua visitação
45 Literalmente: o templo
46 Isaías 56:7
46 Jeremias 7:11


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Luke 18
Top of Page
Top of Page