João 19
Bíblia Bereia

Os Soldados Zombam de Jesus
(Isaías 50:4–11; Mateus 27:27–31; Marcos 15:16–20; Lucas 22:63–65)

1Então Pilatos tomou Jesus e mandou açoitá-lo. 2Os soldados teceram uma coroa de espinhos, colocaram-na em Sua cabeça e vestiram-No com um manto púrpura. 3E vinham a Ele repetidamente, dizendo: Salve, Rei dos Judeus! e batiam em Seu rosto.

4Mais uma vez Pilatos saiu e disse aos judeus: Vejam, estou trazendo-O para vocês para que saibam que não encontro base para uma acusação contra Ele. 5Quando Jesus saiu, usando a coroa de espinhos e o manto púrpura, Pilatos disse a eles: Eis o homem!

6Assim que os principais sacerdotes e oficiais O viram, gritaram: Crucifica-O! Crucifica-O!

Levem-no e crucifiquem-no, respondeu Pilatos, pois não encontro base para uma acusação contra Ele.

7Temos uma lei, responderam os judeus, e de acordo com essa lei Ele deve morrer, porque Se declarou Filho de Deus.

8Quando Pilatos ouviu essa declaração, ficou ainda mais assustado, 9e voltou para o Pretório. De onde Você é? ele perguntou.

Mas Jesus não deu resposta.

10Então Pilatos Lhe disse: Você se recusa a falar comigo? Você não sabe que tenho autoridade para libertá-Lo e autoridade para crucificá-Lo?

11Jesus respondeu: Você não teria autoridade sobre Mim se não lhe fosse dada de cima. Portanto, aquele que Me entregou a você é culpado de um pecado maior.

12A partir de então, Pilatos tentou libertá-lo, mas os judeus continuaram gritando: Se você libertar este homem, não é amigo de César. Qualquer um que se declara rei está desafiando César.

13Quando Pilatos ouviu essas palavras, ele trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal em um lugar chamado Pavimento de Pedra, que em hebraico é Gabatá. 14Era o dia da Preparação para a Páscoa, por volta da sexta hora. E Pilatos disse aos judeus: Aqui está o vosso Rei!

15Ao ouvir isso, eles gritaram: Fora com Ele! Fora com Ele! Crucifica-O!

Devo crucificar o seu Rei? Pilatos perguntou.

Não temos outro rei senão César, responderam os principais sacerdotes.

A Crucificação
(Salmos 22:1–31; Mateus 27:32–44; Marcos 15:21–32; Lucas 23:26–43)

16Então Pilatos entregou Jesus para ser crucificado, e os soldados o levaram. 17Carregando a própria cruz, Ele saiu para o Lugar da Caveira, que em hebraico é chamado de Gólgota.

18Ali o crucificaram, e com Ele dois outros, um de cada lado, com Jesus no meio.

19Pilatos também mandou colocar um letreiro na cruz. Estava escrito:

JESUS DE NAZARÉ, O REI DOS JUDEUS.

20Muitos dos judeus leram esta inscrição, porque o lugar onde Jesus foi crucificado ficava perto da cidade, e estava escrito em hebraico, latim e grego. 21Então os principais sacerdotes dos judeus disseram a Pilatos: Não escreva: O Rei dos Judeus, mas apenas que Ele disse: Eu sou o Rei dos Judeus.

22Pilatos respondeu: O que escrevi, escrevi.

23Quando os soldados crucificaram Jesus, dividiram Suas vestes em quatro partes, uma para cada soldado, restando a túnica. Era sem costura, tecida de alto a baixo em uma única peça. 24Então disseram uns aos outros: Não a rasguemos. Em vez disso, lancemos sortes para ver quem ficará com ela. Isso aconteceu para cumprir a Escritura:

Repartiram entre si as minhas vestes,

e lançaram sortes sobre as Minhas roupas.

Então foi isso que os soldados fizeram.

25Perto da cruz de Jesus estavam Sua mãe e a irmã dela, assim como Maria, esposa de Clopas, e Maria Madalena. 26Quando Jesus viu Sua mãe e o discípulo a quem Ele amava de pé ao lado, Ele disse à Sua mãe: Mulher, eis o teu filho. 27Então Ele disse ao discípulo: Aqui está sua mãe. E, a partir daquela hora, esse discípulo a levou para a sua casa.

A Morte de Jesus
(Salmos 22:1–31; Mateus 27:45–56; Marcos 15:33–41; Lucas 23:44–49)

28Depois disso, sabendo que tudo já estava consumado, e para que se cumprisse a Escritura, Jesus disse: Estou com sede. 29Um jarro de vinho azedo estava sentado ali. Então, molharam uma esponja no vinho, colocaram-na em um ramo de hissopo e a ergueram até a Sua boca. 30Quando Jesus recebeu o vinagre, Ele disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou Seu espírito.

O lado de Jesus é perfurado
(Zacarias 12:10–14)

31Era o dia da Preparação, e o dia seguinte era um Grande Sábado. Para que os corpos não ficassem na cruz durante o Sábado, os judeus pediram a Pilatos que quebrassem as pernas e removessem os corpos. 32Então os soldados vieram e quebraram as pernas do primeiro homem que havia sido crucificado com Jesus, e depois as do outro.

33Mas quando chegaram a Jesus e viram que Ele já estava morto, não quebraram Suas pernas. 34Em vez disso, um dos soldados perfurou Seu lado com uma lança, e imediatamente saíram sangue e água. 35Aquele que viu isso deu testemunho, e seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que está dizendo a verdade, para que vocês também possam crer.

36Ora, essas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: Nenhum dos Seus ossos será quebrado. 37E, como diz outra Escritura: Olharão para aquele a quem traspassaram.

O Sepultamento de Jesus
(Isaías 53:9–12; Mateus 27:57–61; Marcos 15:42–47; Lucas 23:50–56)

38Depois, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus (mas secretamente por medo dos judeus), pediu a Pilatos para deixar que ele removesse o corpo de Jesus. Pilatos deu-lhe permissão, então ele veio e removeu o corpo. 39Nicodemos, que anteriormente tinha ido encontrar-se com Jesus à noite, também trouxe uma mistura de mirra e aloés, cerca de trinta e cinco quilos. 40Então eles pegaram o corpo de Jesus e o envolveram em panos de linho com especiarias, de acordo com o costume de sepultamento judaico.

41Ora, havia um jardim no lugar onde Jesus foi crucificado, e no jardim um túmulo novo no qual ninguém ainda havia sido colocado. 42E porque era o dia da Preparação dos judeus e o túmulo estava próximo, colocaram Jesus ali.



13 Ou em aramaico; também nos versículos 17 e 20
14 Ou seja, por volta do meio-dia
24 Salmo 22:18
28 Veja Salmo 22:15.
29 Ou Um jarro de vinagre de vinho; da mesma forma no versículo 30
29 Veja Salmo 69:21.
36 Salmo 34:20; veja também Êxodo 12:46 e Números 9:12.
37 Zacarias 12:10
39 Grego cerca de cem litras; ou seja, aproximadamente 35 quilogramas


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
John 18
Top of Page
Top of Page