Lucas 14
Bíblia Bereia

Jesus Cura um Homem com Hidropisia

1Certo sábado, Jesus foi comer na casa de um dos principais fariseus, e os que estavam presentes o observavam atentamente. 2Bem diante dele estava um homem com hidropisia. 3Então Jesus perguntou aos mestres na lei e aos fariseus, É lícito curar no sábado ou não?

4Mas eles permaneceram em silêncio.

Então Jesus segurou o homem, curou-o e o mandou embora. 5E Ele lhes perguntou: Qual de vocês se seu filho ou boi cai em um poço não o tirará imediatamente no dia de sábado?

6E eles não conseguiram responder a essas perguntas.

A Parábola dos Convidados

7Quando Jesus percebeu como os convidados escolhiam os lugares de honra, contou-lhes uma parábola: 8Quando você for convidado para um banquete de casamento, não se sente no lugar de honra, caso alguém mais distinto do que você tenha sido convidado. 9Então aquele que convidou vocês dois virá e dirá a você: Dê a este homem o seu lugar. E, envergonhado, você terá que ocupar o último lugar.

10Mas, quando você for convidado, vá e se sente no último lugar, para que aquele que o convidou venha e lhe diga: Amigo, passe para um lugar melhor. Então você será honrado na frente de todos à mesa com você. 11Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.

12Então Jesus disse ao homem que o havia convidado: Quando você der um jantar ou um banquete, não convide seus amigos, irmãos, parentes ou vizinhos ricos, para que eles também não o convidem, e isso seja a sua recompensa. 13Mas quando você der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos, 14e você será abençoado, porque eles não têm como retribuir; você será recompensado na ressurreição dos justos.

A Parábola do Banquete
(Mateus 22:1–14)

15Quando um dos que estavam reclinados com Ele ouviu isso, disse a Jesus: Bem-aventurado é todo aquele que comer do banquete no reino de Deus.

16Mas Jesus respondeu: Um certo homem preparou um grande banquete e convidou muitos. 17Quando chegou a hora do banquete, ele enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: Venham, pois tudo já está pronto.

18Mas todos um após o outro começaram a dar desculpas. O primeiro disse: Comprei um campo e preciso ir vê-lo. Por favor, me desculpe.

19Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las. Por favor, me desculpe.

20Ainda outro disse: Acabei de me casar, por isso não posso ir.

21O servo voltou e relatou tudo isso ao seu senhor. Então o dono da casa ficou irado e disse ao seu servo: Saia rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos.

22Senhor, o servo respondeu, o que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar.

23Então o mestre disse ao seu servo: Vá pelos caminhos e atalhos e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia. 24Pois eu lhes digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará do meu banquete.

O Custo do Discipulado
(Mateus 8:18–22; Lucas 9:57–62; João 6:59–66)

25Grandes multidões acompanhavam Jesus, e Ele se virou e disse a elas: 26Se alguém vem a Mim e não odeia seu pai e mãe e esposa e filhos e irmãos e irmãs—sim, até a própria vida—não pode ser Meu discípulo. 27E quem não carrega a sua cruz e Me segue não pode ser Meu discípulo.

28Qual de vocês, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula o custo para ver se tem os recursos para completá-la? 29Caso contrário, se ele lançar os alicerces e não conseguir terminar a obra, todos os que a virem zombarão dele, 30dizendo: Este homem começou a construir e não conseguiu terminar.

31Ou qual rei, indo para a guerra contra outro rei, não se sentará primeiro para considerar se pode enfrentar com dez mil homens aquele que vem contra ele com vinte mil? 32E se ele não for capaz, enviará uma delegação enquanto o outro rei ainda estiver longe, para pedir os termos de paz.

33Da mesma forma, qualquer um de vocês que não renunciar a tudo o que tem não pode ser Meu discípulo.

Bom Sal
(Mateus 5:13–16; Marcos 9:49–50)

34O sal é bom, mas se o sal perder o sabor, com o que será temperado? 35Não serve nem para o solo nem para a pilha de esterco, e é jogado fora.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.



5 TR jumento
10 Veja Provérbios 25:7.
15 Literalmente: quem vai comer pão


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Luke 13
Top of Page
Top of Page