Lucas 6
Bíblia Bereia

O Senhor do Sábado
(1 Samuel 21:1–7; Mateus 12:1–8; Marcos 2:23–28)

1E aconteceu que em um dia de Sábado, Jesus estava passando pelos campos de trigo, e Seus discípulos começaram a colher as espigas, debulhando com as mãos e comendo os grãos. 2Mas alguns dos fariseus perguntaram: Por que vocês estão fazendo o que não é lícito no sábado?

3Jesus respondeu: Vocês não leram o que Davi fez quando ele e seus companheiros tiveram fome? 4Ele entrou na casa de Deus, pegou o pão da proposição e deu aos seus companheiros, e comeu o que era lícito somente para os sacerdotes comerem.

5Então Jesus declarou: O Filho do Homem é Senhor do Sábado.

Jesus Cura no Sábado
(Mateus 12:9–14; Marcos 3:1–6)

6Em outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e estava ensinando, e havia ali um homem cuja mão direita estava atrofiada. 7Procurando um motivo para acusar Jesus, os escribas e fariseus o observavam de perto para ver se Ele curaria no sábado.

8Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse ao homem com a mão ressequida: Levante-se e fique no meio de todos. Então ele se levantou e permaneceu em pé.

9Então Jesus lhes disse: Eu pergunto a vocês, o que é lícito no sábado: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou destruí-la? 10E, depois de olhar para todos ao Seu redor, Ele disse ao homem: Estenda a sua mão. Ele fez isso, e sua mão foi restaurada.

11Mas os escribas e fariseus ficaram cheios de fúria e começaram a discutir entre si o que poderiam fazer a Jesus.

Os Doze Apóstolos
(Mateus 10:1–4; Marcos 3:13–19)

12Naqueles dias, Jesus subiu ao monte para orar e passou a noite orando a Deus. 13Quando amanheceu, Ele chamou Seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais também designou como apóstolos: 14Simão, a quem Ele chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelote; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou um traidor.

Jesus Cura as Multidões
(Mateus 4:23–25; Marcos 3:7–12)

17Então Jesus desceu com eles e parou em um lugar plano. Estava ali uma grande multidão de Seus discípulos, junto com um grande número de pessoas de toda a Judeia, Jerusalém e do litoral de Tiro e Sidom. 18Eles vieram para O ouvir e serem curados de suas doenças, e aqueles atormentados por espíritos impuros foram curados. 19Toda a multidão tentava tocá-Lo, porque dEle saía poder e curava a todos.

As Bem-aventuranças
(Salmos 1:1–6; Mateus 5:3–12)

20Olhando para os Seus discípulos, Jesus disse:

Bem-aventurados são vocês, os pobres,

porque o reino de Deus é de vocês.

21Bem-aventurados são vocês que agora têm fome,

pois vocês serão saciados.

Bem-aventurados são vocês que agora choram,

pois vocês hão de rir.

22Bem-aventurados são vocês quando as pessoas os odiarem, e quando os excluírem e insultarem e rejeitarem seu nome como mau, por causa do Filho do Homem. 23Alegrem-se naquele dia e saltem de alegria, porque grande é a sua recompensa no céu. Pois os pais deles trataram os profetas da mesma forma.

Ais aos Satisfeitos
(Amós 6:1–7)

24Mas ai de vocês, os ricos,

pois vocês já receberam a consolação.

25Ai de vocês que agora estão bem alimentados,

pois vocês terão fome.

Ai de vocês que agora riem,

pois vocês lamentarão e chorarão.

26Ai de vocês quando todos falarem bem de vocês,

porque os pais deles fizeram o mesmo com os falsos profetas.

Ame Seus Inimigos
(Mateus 5:38–48)

27Mas a vocês que me ouvem, eu digo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, 28abençoem aqueles que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. 29Se alguém bater numa face sua, ofereça também a outra. E se alguém tirar a sua capa, não impeça que leve também a túnica. 30Dê a todo aquele que lhe pedir, e se alguém tomar o que é seu, não exija de volta. 31Façam aos outros o que vocês gostariam que fizessem a vocês.

32Se vocês amam aqueles que os amam, que crédito isso tem para vocês? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33Se vocês fazem o bem para aqueles que fazem o bem para vocês, que crédito há nisso para vocês? Até mesmo os pecadores fazem o mesmo. 34E se vocês emprestam àqueles de quem esperam receber de volta, que crédito isso lhes dá? Até os pecadores emprestam aos pecadores, esperando receber tudo de volta.

35Mas amem os seus inimigos, façam o bem a eles e emprestem a eles, sem esperar nada em troca. Então a sua recompensa será grande, e vocês serão filhos do Altíssimo; pois Ele é bondoso para com os ingratos e maus. 36Sejam misericordiosos, assim como O Pai de vocês é misericordioso.

Julgando os Outros
(Mateus 7:1–6; Romanos 14:1–12)

37Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e vocês não serão condenados. Perdoem, e vocês serão perdoados. 38Dêem, e lhes será dado. Uma boa medida, prensada, sacudida e transbordante será colocada no colo de vocês. Pois com a medida que usarem, será medido de volta a vocês.

39Jesus também lhes contou uma parábola: Pode um cego guiar outro cego? Não cairão ambos em um buraco? 40O discípulo não está acima de seu mestre, mas todo aquele que for bem instruído será como seu mestre.

41Por que você olha o cisco no olho do seu irmão, mas não percebe a trave no seu próprio olho? 42Como você pode dizer ao seu irmão: Irmão, deixe que eu tire o cisco do seu olho, enquanto você mesmo não vê a trave no seu próprio olho? Hipócrita! Primeiro tire a trave do seu próprio olho, e então você verá claramente para remover o cisco do olho do seu irmão.

Uma Árvore e Seu Fruto
(Mateus 7:15–23; Mateus 12:33–37)

43Não há árvore boa que dá frutos ruins, nem árvore ruim que dá frutos bons. 44Porque cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. De fato, não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de sarças. 45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do mau tesouro. Pois a boca fala do que está cheio o coração.

A Casa na Rocha
(Mateus 7:24–27)

46Por que vocês Me chamam de Senhor, Senhor, e não fazem o que Eu digo? 47Eu vou mostrar a vocês a quem é semelhante aquele que vem a Mim, ouve as Minhas palavras e as pratica. 48Ele é como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces sobre a rocha. Quando veio a enchente, o rio bateu contra aquela casa, mas não conseguiu abalá-la, porque foi bem construída.

49Mas aquele que ouve as Minhas palavras e não as pratica é como um homem que construiu sua casa sobre o chão sem alicerce. Quando o rio bateu contra a casa, ela imediatamente desabou—e grande foi a sua destruição!



1 BYZ e TR No segundo sábado após o primeiro
4 Ou o Pão da Presença
48 BYZ e TR porque foi fundada sobre a rocha; veja Mateus 7:25.


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Luke 5
Top of Page
Top of Page