1 Coríntios 9
Bíblia Bereia

Os Direitos de um Apóstolo
(Deuteronômio 18:1–8)

1Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Não são vocês a minha obra no Senhor? 2Se não sou um apóstolo para outros, certamente sou para vocês. Porque vocês são o selo do meu apostolado no Senhor.

3Esta é a minha defesa para aqueles que me examinam: 4Não temos direito de comer e beber? 5Não temos o direito de levar junto uma esposa crente, assim como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor e Cefas? 6Ou será que apenas Barnabé e eu, entre os apóstolos, temos que trabalhar para viver?

7Quem serve como um soldado às suas próprias custas? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem cuida de um rebanho e não bebe do seu leite?

8Digo isso baseado em uma perspectiva humana? A Lei não diz a mesma coisa? 9Pois está escrito na Lei de Moisés: Não amordace o boi enquanto ele pisa o grão. É com os bois que Deus está preocupado? 10Não está Ele certamente falando em nosso favor? De fato, isso foi escrito para nós, porque quando o lavrador ara e o debulhador debulha, eles fazem na esperança de compartilhar da colheita.

11Se semeamos entre vocês coisas espirituais, será muito colher de vocês bens materiais? 12Se outros têm esse direito ao seu apoio, não deveríamos tê-lo ainda mais? Mas não exercemos esse direito. Em vez disso, suportamos tudo para não criar obstáculo ao evangelho de Cristo.

13Vocês não sabem que aqueles que realizam serviços sagrados se alimentam do que vem do templo, e que os que servem no altar participam do que é oferecido no altar? 14Da mesma forma, o Senhor ordenou que aqueles que proclamam o evangelho vivam do evangelho. 15Mas eu não usei nenhum desses direitos. E não estou escrevendo isso para sugerir que algo seja feito por mim. Na verdade, eu preferiria morrer a deixar que alguém faça minha glória vazia.

16No entanto, quando proclamo o evangelho, não tenho motivo para me gloriar, porque tenho esta obrigação. Ai de mim se não proclamar o evangelho! 17Se a minha pregação é de livre vontade, tenho uma recompensa. Mas se faço contra a minha vontade, é porque me foi confiada uma responsabilidade. 18Qual é então a minha recompensa? É que, ao anunciar o evangelho, eu o ofereça gratuitamente e, assim, não faça uso total da minha autoridade no evangelho.

Paulo, o Servo de Todos

19Embora eu seja livre de obrigação para com qualquer um, faço-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível. 20Para os judeus, tornei-me como judeu, para ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse debaixo da lei, embora eu mesmo não esteja debaixo da Lei, para ganhar os que estão debaixo da Lei. 21Para os que estão sem lei, tornei-me como um sem lei, embora não esteja fora da lei de Deus, mas na Lei de Cristo, para ganhar os que estão sem lei. 22Para os fracos, tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para todos, para que possa, por todos os meios, salvar alguns.

23Faço tudo por causa do evangelho, para que eu possa compartilhar de suas bênçãos.

Corra Sua Corrida para Vencer

24Vocês não sabem que numa corrida todos correm, mas só um recebe o prêmio? Corram de tal modo que ganhem o prêmio. 25Todos os que competem exercitam autocontrole em todo seu treinamento. Eles o fazem por uma coroa perecível, mas nós o fazemos por uma coroa imperecível. 26Portanto, não corro sem objetivo; não luto como se estivesse batendo no ar. 27Não, eu disciplino meu corpo e o faço meu escravo, para que, depois de ter pregado a outros, eu mesmo não seja desqualificado.



5 Literalmente: leve junto uma irmã — uma esposa —
5 Ou seja, Pedro
6 Literalmente: Ou será que apenas Barnabé e eu não temos autoridade para não trabalhar?
9 Deuteronômio 25:4


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
1 Corinthians 8
Top of Page
Top of Page