Atos 26
Bíblia Bereia

Testemunho de Paulo a Agripa
(Atos 9:1–19; Atos 22:1–21)

1Agripa disse a Paulo: Você tem permissão para falar por si mesmo.

Então Paulo estendeu a mão e começou sua defesa: 2Rei Agripa, considero-me afortunado por estar diante de você hoje para me defender de todas as acusações dos judeus, 3especialmente porque você está familiarizado com todos os costumes e questões judaicas. Peço-lhe, portanto, que me ouça pacientemente.

4Certamente todos os judeus sabem como vivi desde a minha infância entre o meu próprio povo, e também em Jerusalém. 5Eles me conhecem há muito tempo e podem testemunhar, se estiverem dispostos, que vivi como fariseu, aderindo à seita mais rigorosa da nossa religião.

6E agora estou sendo julgado por causa da minha esperança na promessa que Deus fez aos nossos pais, 7a promessa que as nossas doze tribos esperam ver cumprida enquanto servem a Deus dia e noite com fervor. É por causa dessa esperança, ó rei, que sou acusado pelos judeus. 8Por que qualquer um de vocês consideraria incrível que Deus ressuscite os mortos?

9Então, eu também estava convencido de que deveria fazer tudo o que pudesse para me opor ao nome de Jesus de Nazaré, 10e foi isso que fiz em Jerusalém. Com autoridade dos principais sacerdotes, coloquei muitos dos santos na prisão, e quando foram condenados à morte, dei meu voto contra eles. 11Frequentemente os fazia ser punidos nas sinagogas e tentava fazê-los blasfemar. Em minha fúria contra eles, cheguei a ir a cidades estrangeiras para persegui-los.

12Nessa busca, eu estava a caminho de Damasco com a autoridade e a comissão dos principais sacerdotes. 13Por volta do meio-dia, ó rei, enquanto eu estava na estrada, vi uma luz do céu, mais brilhante que o sol, brilhando ao meu redor e ao redor dos meus companheiros. 14Todos caímos no chão, e ouvi uma voz me dizer em hebraico: Saulo, Saulo, por que você me persegue? É duro para você resistir ao aguilhão.

15E eu perguntei: Quem és, Senhor?

Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo, o Senhor respondeu. 16Mas levante-se e fique em pé. Pois Eu apareci a você para designá-lo como servo e como testemunha do que você viu de Mim, e do que Eu lhe mostrarei. 17Eu o resgatarei do seu próprio povo e dos gentios. Eu o estou enviando a eles, 18para abrir os olhos deles, para que se convertam das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e uma herança entre os que são santificados pela fé em Mim.

19Então, rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial. 20Primeiro aos de Damasco e Jerusalém, depois a todos na região da Judeia, e então aos gentios, declarei que deveriam se arrepender e converter-se a Deus, realizando obras dignas de seu arrependimento. 21Por essa razão, os judeus me prenderam nos pátios do templo e tentaram me matar.

22Mas tenho tido a ajuda de Deus até hoje, e estou aqui para testemunhar a pequenos e grandes. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que aconteceria, 23que o Cristo haveria de sofrer, e, como o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamaria luz ao nosso povo e aos gentios.

Festo Interrompe a Defesa de Paulo

24E enquanto Paulo defendia a si mesmo, Festo exclamou em alta voz: Você está louco, Paulo! Seu grande aprendizado está te levando à loucura!

25Mas Paulo respondeu: Não estou louco, excelentíssimo Festo; estou falando palavras de verdade e sobriedade. 26Pois o rei está a par dessas questões, e posso falar livremente com ele. Estou confiante de que nada disso passou despercebido por ele, porque não foi feito em segredo. 27Rei Agripa, você acredita nos profetas? Eu sei que sim.

28Então Agripa disse a Paulo: Em tão pouco tempo você está me persuadindo a me tornar cristão?

29Curto ou longo tempo, respondeu Paulo, eu desejo a Deus que não apenas você, mas todos os que me ouvem hoje se tornem o que eu sou, exceto por estas correntes.

30Então o rei e o governador se levantaram, junto com Berenice e os que estavam sentados com eles. 31Ao saírem, disseram uns aos outros: Este homem não fez nada digno de morte ou de prisão.

32E Agripa disse a Festo: Este homem poderia ter sido solto se não tivesse apelado a César.



14 Ou em aramaico; literalmente na língua hebraica
21 Literalmente: o templo


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Acts 25
Top of Page
Top of Page