1 Coríntios 7
Bíblia Bereia

Princípios do Casamento

1Quanto aos assuntos sobre os quais vocês escreveram: É bom que o homem não toque em mulher. 2Mas, por causa da imoralidade sexual, cada homem deve ter sua própria esposa, e cada mulher seu próprio marido.

3O marido deve cumprir o seu dever conjugal para com a esposa, e da mesma forma a esposa para com o marido. 4A esposa não tem autoridade sobre o próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o próprio corpo, mas sim a mulher.

5Não se privem um ao outro, exceto por consentimento mútuo e por um tempo, para que se dediquem à oração. Depois, voltem a se unir, para que Satanás não tente vocês por falta de domínio próprio. 6Digo isso como uma concessão, não como um mandamento. 7Eu gostaria que todos os homens fossem como eu sou. Mas cada homem tem seu próprio dom de Deus; um tem este dom, outro tem aquele.

8Aos solteiros e viúvas, digo isto: É bom para eles permanecerem solteiros, como eu. 9Mas, se não podem controlar-se, que se casem. Pois é melhor casar do que arder em paixão.

10Aos casados, dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: A esposa não deve se separar do marido. 11Mas, se ela o fizer, deve permanecer sem se casar ou então reconciliar-se com o marido. E o marido não deve se divorciar da esposa.

12Aos outros, digo eu, não o Senhor: Se um irmão tem uma esposa descrente e ela concorda em viver com ele, ele não deve se divorciar dela. 13E se uma mulher tem um marido descrente e ele concorda em viver com ela, ela não deve se divorciar dele. 14Pois o marido descrente é santificado pela esposa crente, e a esposa descrente é santificada pelo marido crente. Do contrário, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos.

15Mas, se o descrente se separar, que se separe. O irmão ou irmã crente não está preso aos seus votos. Deus os chamou para viver em paz. 16Como você sabe, esposa, se salvará seu marido? Ou como você sabe, marido, se salvará sua esposa?

Viva Sua Vocação

17Então, cada um deve levar a vida que o Senhor lhe designou e para a qual Deus o chamou. É isso que ordeno em todas as igrejas. 18Foi um homem chamado já circuncidado? Ele não deve ocultar sua circuncisão. Foi um homem ainda incircunciso quando chamado? Ele não deve ser circuncidado. 19A circuncisão é nada e a incircuncisão é nada. O que importa é guardar os mandamentos de Deus.

20Cada um deve permanecer na situação em que estava quando foi chamado. 21Você era escravo quando foi chamado? Não se preocupe com isso—mas se puder obter sua liberdade, aproveite a oportunidade. 22Pois aquele que era escravo quando foi chamado pelo Senhor é liberto do Senhor. Por outro lado, aquele que era homem livre quando foi chamado é escravo de Cristo.

23Vocês foram comprados por um preço; não se tornem escravos de homens. 24Irmãos, cada um deve permanecer na situação em que estava quando Deus o chamou.

Os Solteiros e Viúvos

25Quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor, mas dou uma opinião como alguém que, pela misericórdia do Senhor, é confiável. 26Por causa da presente aflição, penso que é bom para um homem permanecer como está. 27Você está comprometido com uma esposa? Não procure se libertar. Você está livre de compromisso? Não procure uma esposa. 28Mas se você se casar, não estará pecando. E se uma virgem se casar, ela não estará pecando. Mas aqueles que se casam enfrentarão problemas nesta vida, e eu quero poupar vocês disso.

29O que estou dizendo, irmãos, é que o tempo é curto. De agora em diante, os que têm esposas vivam como se não tivessem; 30os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se nada possuíssem; 31e os que usam as coisas deste mundo, como se delas não dependessem. Pois este mundo, em sua forma atual, está passando.

32Quero que vocês estejam livres de preocupações. O homem solteiro se preocupa com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor. 33Mas o homem casado se preocupa com as coisas deste mundo, em como agradar sua esposa, 34e seus interesses estão divididos. A mulher solteira ou virgem se preocupa com as coisas do Senhor, em ser santa tanto no corpo quanto no espírito. Mas a mulher casada se preocupa com as coisas deste mundo, em como agradar ao seu marido.

35Eu digo isso para o seu próprio bem, não para os restringir, mas para promover o decoro e a devoção ao Senhor sem distração.

36No entanto, se alguém acha que está agindo de forma imprópria em relação à sua noiva, e se ela já passou da juventude e se tiver que ser assim, deixe-o fazer o que deseja; ele não está pecando; que se casem. 37Mas o homem que está firmemente estabelecido em seu coração e sem nenhuma obrigação, com controle sobre sua vontade, e que resolveu em seu coração não se casar com a virgem, fará bem.

38Assim, quem se casa com a virgem faz bem, mas quem não casa faz ainda melhor.

39A mulher está ligada ao seu marido enquanto ele vive. Mas se o marido morrer, ela é livre para se casar com quem quiser, mas somente no Senhor. 40Mas na minha opinião, ela é mais feliz se permanecer como está. E penso que também tenho o Espírito de Deus.



15 SBL, BYZ e TR nós
26 Ou iminente
28 Literalmente: aflição na carne
36 Literalmente: e deveria ser assim
37 Literalmente: em seu coração para manter a virgem ou em seu coração para manter a prometida


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
1 Corinthians 6
Top of Page
Top of Page