Atos 5
Bíblia Bereia

Ananias e Safira

1Um homem chamado Ananias, junto com sua esposa Safira, também vendeu uma propriedade. 2Com o pleno conhecimento de sua esposa, ele reteve parte do dinheiro para si, mas trouxe uma parte e a colocou aos pés dos apóstolos.

3Então Pedro disse: Ananias, como é que Satanás encheu seu coração para mentir ao Espírito Santo e reter parte do dinheiro da venda do terreno? 4Não lhe pertencia antes de ser vendido? E depois de vendido, não estava ao seu dispor? Como pôde conceber tal ato em seu coração? Você não mentiu aos homens, mas a Deus!

5Ao ouvir essas palavras, Ananias caiu e morreu. E grande temor se apoderou de todos os que ouviram o que havia acontecido. 6Em seguida, os jovens avançaram, envolveram seu corpo, carregaram-no para fora e o sepultaram.

7Cerca de três horas depois, sua esposa também entrou, sem saber o que havia acontecido. 8Diga-me, disse Pedro, é este o preço que você e seu marido conseguiram pelo terreno?

Sim, ela respondeu, esse é o preço.

9Como vocês puderam concordar em testar o Espírito do Senhor? respondeu Pedro. Olhem, os pés dos homens que enterraram seu marido estão à porta, e eles também levarão você para fora.

10Naquele instante, ela caiu aos pés dele e morreu. Então os jovens entraram e, encontrando-a morta, levaram-na e a enterraram ao lado do marido. 11E grande temor se apoderou de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.

Os Apóstolos Curam Muitos

12Os apóstolos realizaram muitos sinais e maravilhas entre o povo, e de comum acordo os crentes se reuniam no Pórtico de Salomão. 13Embora o povo os estimasse muito, ninguém mais ousava se juntar a eles. 14Cada vez mais crentes eram trazidos ao Senhor—um grande número de homens e mulheres.

15Como resultado, as pessoas traziam os doentes para as ruas e os colocavam em leitos e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro pudesse cair sobre alguns deles enquanto ele passava. 16Multidões também se reuniram das cidades ao redor de Jerusalém, trazendo os doentes e os atormentados por espíritos impuros, e todos eles estavam sendo curados.

A Prisão e Libertação dos Apóstolos

17Então o sumo sacerdote e todos os seus associados, que pertenciam ao partido dos saduceus, ficaram cheios de inveja. Eles saíram 18e prenderam os apóstolos e os colocaram na prisão pública. 19Mas durante a noite um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os levou para fora, dizendo: 20Vão e fiquem nos pátios do templo e contem ao povo todas as palavras desta vida.

21Após ouvirem isso, ao amanhecer, os apóstolos entraram nos pátios do templo e começaram a ensinar.

Quando o sumo sacerdote e seus associados chegaram, eles convocaram o Sinédrio—a assembleia completa dos anciãos de Israel—e enviaram guardas à prisão para trazer os apóstolos. 22Mas ao chegarem à prisão, os oficiais não os encontraram lá. Então, voltaram com o relatório: 23Encontramos a prisão fechada com toda a segurança, e com os guardas em pé junto às portas; mas quando as abrimos, não encontramos ninguém dentro.

Os Apóstolos perante o Sinédrio

24Quando o capitão da guarda do templo e os principais sacerdotes ouviram este relato, ficaram perplexos quanto ao que estava acontecendo. 25Então alguém entrou e anunciou: Olhem, os homens que vocês colocaram na prisão estão de pé nos pátios do templo ensinando o povo!

26Nesse momento, o capitão foi com os oficiais e trouxeram os apóstolos—mas sem violência, por medo de que o povo os apedrejasse. 27Trouxeram os apóstolos e os fizeram ficar de pé diante do Sinédrio, onde o sumo sacerdote os interrogou. 28Demos ordens estritas para que não ensinassem nesse nome, ele disse. No entanto, vocês encheram Jerusalém com seu ensino e estão determinados a lançar sobre nós o sangue deste homem.

29Mas Pedro e os outros apóstolos responderam: É mais necessário obedecer a Deus do que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vocês mataram, pendurando-O em um madeiro. 31Deus O exaltou à Sua direita como Príncipe e Salvador, a fim de conceder arrependimento a Israel e perdão dos pecados. 32Somos testemunhas dessas coisas, e também o Espírito Santo, que Deus deu aos que Lhe obedecem.

Conselho de Gamaliel

33Quando os membros do Conselho ouviram isso, ficaram enfurecidos e decidiram matar os apóstolos. 34Mas um fariseu chamado Gamaliel, um mestre da lei que era respeitado por todo o povo, levantou-se no Sinédrio e ordenou que os homens fossem levados para fora por um curto período de tempo.

35Homens de Israel, ele disse, considerem cuidadosamente o que estão prestes a fazer a estes homens. 36Algum tempo atrás, Teudas se levantou, afirmando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores foram dispersos, e tudo acabou em nada. 37Depois dele, Judas, o Galileu, apareceu nos dias do censo e atraiu pessoas após ele. Ele também pereceu, e todos os seus seguidores foram dispersos.

38Portanto, no caso presente, eu lhes aconselho: Afastem-se desses homens e deixem que vão embora! Porque se o plano ou obra deles for de origem humana, fracassará. 39Mas se é de Deus, vocês não conseguirão destruí-los. Vocês podem até se encontrar lutando contra Deus.

40Diante disso, eles cederam a Gamaliel. Chamaram os apóstolos e os açoitaram. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os libertaram.

41Os apóstolos saíram do Sinédrio, muito alegres por terem sido considerados dignos de sofrer desonra pelo Nome. 42Todos os dias, no pátio do templo e de casa em casa, eles não paravam de ensinar e proclamar as boas novas de que Jesus é o Cristo.



20 Literalmente: no templo; também nos versículos 21, 25 e 42
21 Ou o Conselho; também nos versículos 27, 34 e 41
24 Literalmente: quanto ao que isso pode ser
33 ECM, BYZ, TR e Tischendorf; ou eles deliberaram; SBL, NE e WH eles queriam


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Acts 4
Top of Page
Top of Page