Mateus 18
Bíblia Bereia

O Maior no Reino
(Marcos 9:33–41; Lucas 9:46–50)

1Naquela ocasião, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: Quem é o maior no Reino dos Céus?

2Jesus chamou uma criança pequena para ficar entre eles. 3Em verdade digo a vocês, Ele disse, a menos que se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos Céus. 4Portanto, quem se humilhar como esta criança é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe uma criança como esta em Meu nome, a Mim recebe.

Tentações e Transgressões
(Marcos 9:42–48; Lucas 17:1–4)

6Mas se alguém fizer pecar um destes pequeninos que creem em Mim, melhor seria que se pendurasse ao seu pescoço uma grande pedra de moinho e fosse afogado nas profundezas do mar.

7Ai do mundo pelas causas dos pecados. É inevitável que venham as causas do pecado, mas ai do homem por quem elas vêm!

8Se a sua mão ou o seu pé o fizerem pecar, corte-os e jogue-os fora. É melhor entrar na vida aleijado ou manco do que ter duas mãos e dois pés e ser lançado no fogo eterno. 9E se o seu olho o fizer pecar, arranque-o e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um olho do que ter dois olhos e ser lançado no fogo do inferno.

A Parábola da Ovelha Perdida
(Lucas 15:1–7)

10Cuidado para não desprezar nenhum destes pequeninos. Pois eu lhes digo que os seus anjos nos céus sempre veem a face de Meu Pai que está nos céus. 11Porque o Filho do Homem veio para salvar o que estava perdido.

12O que vocês acham? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se perde, ele não deixará as noventa e nove nos montes e sairá para procurar a que se perdeu? 13E se ele a encontrar, em verdade lhes digo, ele se alegra mais por aquela ovelha do que pelas noventa e nove que não se desgarraram. 14Da mesma forma, o seu Pai no céu não quer que nenhum destes pequeninos pereça.

Um Irmão Que Peca
(Deuteronômio 19:15–21)

15Se o seu irmão pecar contra você, vá e o repreenda em particular. Se ele te ouvir, você ganhou seu irmão. 16Mas se ele não ouvir, leve uma ou duas outras pessoas com você, para que toda questão seja estabelecida pela palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele se recusar a ouvi-las, conte à igreja. E se ele se recusar a ouvir até mesmo a igreja, considere-o como faria com um gentio ou um coletor de impostos.

18Em verdade digo a vocês, tudo o que vocês atarem na terra será atado nos céus, e tudo o que vocês desatarem na terra será desatado nos céus.

Peça em Meu Nome
(João 16:23–33)

19Digo-lhes novamente, verdadeiramente, que se dois de vocês na terra concordarem sobre qualquer coisa que pedirem, isso será feito por Meu Pai nos céus. 20Porque onde dois ou três se reunirem em Meu nome, ali estou Eu com eles.

O Servo Incompassivo
(Romanos 12:14–21)

21Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes devo perdoar meu irmão que pecar contra mim? Até sete vezes?

22Jesus respondeu: Eu lhe digo, não apenas sete vezes, mas setenta e sete vezes!

23Por isso, o Reino dos Céus é como um rei que quis acertar contas com seus servos. 24Ao iniciar os acordos, um devedor que devia dez mil talentos foi trazido a ele. 25Como o homem não pôde pagar, o senhor ordenou que ele fosse vendido para pagar sua dívida, junto com sua esposa e filhos e tudo o que possuía.

26Então o servo caiu de joelhos diante dele: Tenha paciência comigo, ele implorou, e eu pagarei tudo de volta.

27Seu senhor teve compaixão dele, perdoou sua dívida e o libertou.

28Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: Pague o que me deve!

29Então o seu conservo caiu aos seus pés e implorou: Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei de volta.

30Mas ele recusou. Em vez disso, ele foi e mandou prender o homem até que pagasse sua dívida.

31Quando os outros servos viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar tudo isso ao seu senhor.

32Então o senhor o chamou e disse: Servo mau! Eu perdoei toda a sua dívida porque você me implorou. 33Você não deveria ter tido misericórdia do seu conservo, assim como eu tive de você? 34Com raiva, seu mestre o entregou aos carcereiros para ser torturado, até que pagasse tudo o que devia.

35Assim também fará meu Pai celestial com cada um de vocês, se do íntimo não perdoarem seu irmão.



9 Ou o inferno de fogo; Grego a Geena de fogo
11 BYZ e TR incluem 11; veja Lucas 19:10.
15 NE e WH não incluem contra você.
16 Deuteronômio 19:15
22 Ou setenta vezes sete; veja Gênesis 4:24 LXX
24 Um talento valia cerca de vinte anos de salário para um trabalhador.
28 Um denário era costumeiramente o salário de um dia para um trabalhador; veja Mateus 20:2.


Bíblia Bereia: BB

Bible Hub
Matthew 17
Top of Page
Top of Page